0%
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Roda da Vida - Como identificar e priorizar as áreas mais importantes da sua vida.

O objetivo dessa ferramenta é levar o participante a avaliar o nível de satisfação com os resultados nas principais áreas da sua vida pessoal e definir quais dessas áreas devem ser trabalhadas para se obter uma maior e melhor qualidade de vida.

Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para realizar avaliações pessoais. O método é baseado em um reflexão sobre as áreas fundamentais da nossa experiência diária, como relacionamentos, qualidade de vida e outros.

Esse instrumento teve suas origens na década de 60, criado pelo americano Paul J. Meyer. Ele tornou-se famoso por seus trabalhos e livros na área de motivação.

A estrutura da roda da vida pode ser comparada com um gráfico de pizza. O círculo é fatiado em partes, que representam cada área fundamental da vida.

O número de áreas pode variar conforme a necessidade do participante: o círculo pode ser dividido de seis a doze categorias. Cada uma dessas partes será dedicada a um setor da vida. A pessoa deverá, então, determinar seu nível de satisfação com cada uma dessas áreas.

A Roda da Vida oferece para aquele que a utiliza uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção. Também oferece ao facilitador elementos importantes para serem trabalhados em sessões futuras.

Como funciona a Roda da Vida?


Com os padrões de rotina corridos que experienciamos atualmente, é muito comum acabar negligenciando alguns setores da vida. No entanto, para alcançar a realização pessoal e felicidade plena, é preciso cuidar bem de todos eles.

A Roda da Vida é capaz de ajudar o indivíduo a visualizar, de maneira gráfica e organizada, quais são as áreas de sua vida que precisam de mais atenção. À partir disso, fica mais fácil entender o que deverá ser trabalhado.

Auto avaliar-se a partir desse instrumento é muito fácil. Basta seguir os passos:

  • Desenhar ou obter um modelo impresso da roda da vida;
  • Adicionar as categorias desejadas caso elas não estejam no modelo;
  • Preencher as pontuações, trabalhando com valores percentuais;
  • Refletir sobre o resultado final, identificando quais áreas precisam de maior atenção;
  • Eleger uma ou no máximo duas áreaa principais, chamadas de alavanca. Ela será o principal foco das ações seguintes.

Para facilitar o preenchimento, é interessante dividir cada seção do círculo em 10 partes. Você então poderá atribuir um valor de 0 a 10 ao seu nível de satisfação com aquela área, facilitando o preenchimento.

Por exemplo, se o nível de satisfação com os recursos financeiros for de 50%, ele deverá preencher 5 partes daquela área no círculo, ou até a metade.

O resultado é uma forte representação visual de como está a vida do cliente em diferentes aspectos, segundo a sua própria avaliação.

Existe(m) 37 questão(ões) neste questionário.

Política de privacidade.

Esse questionário está em conformidade com a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados de No 13.709 publicada em 14 de agosto de 2018 e promulgada pela Lei 13.853 de 2019. 

Todas as informações desse questionário serão tratadas como privativas, confidenciais, e sigilosas e as mesmas serão utilizadas unica e exclusivamente para se traçar o perfil da pessoa que responde, bem como planejar novas ações ou projetar roteiros de interação que poderão ser utilizados em Projetos de Coaching, Programas de Mentorias, Circuitos de Desenvolvimento Pessoal, Ferramentas de Autoconhecimento, Exercícios de Autoavaliação e Cursos ou Treinamentos em Geral. 

Essas informações serão utilizadas somente quando necessárias para para atividades ou interações, de forma direta ou indireta, sejam elas presenciais ou a distância, pessoalmente ou eletronicamente, e de uso único e exclusivamente com o próprio autor das respostas.