O objetivo dessa ferramenta é levar o participante a avaliar o nível de satisfação com os resultados nas principais áreas da sua vida pessoal e definir quais dessas áreas devem ser trabalhadas para se obter uma maior e melhor qualidade de vida.
A Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para realizar avaliações pessoais. O método é baseado em um reflexão sobre as áreas fundamentais da nossa experiência diária, como relacionamentos, qualidade de vida e outros.
Esse instrumento teve suas origens na década de 60, criado pelo americano Paul J. Meyer. Ele tornou-se famoso por seus trabalhos e livros na área de motivação.
A estrutura da roda da vida pode ser comparada com um gráfico de pizza. O círculo é fatiado em partes, que representam cada área fundamental da vida.
O número de áreas pode variar conforme a necessidade do participante: o círculo pode ser dividido de seis a doze categorias. Cada uma dessas partes será dedicada a um setor da vida. A pessoa deverá, então, determinar seu nível de satisfação com cada uma dessas áreas.
A Roda da Vida oferece para aquele que a utiliza uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção. Também oferece ao facilitador elementos importantes para serem trabalhados em sessões futuras.
Como funciona a Roda da Vida?
Com os padrões de rotina corridos que experienciamos atualmente, é muito comum acabar negligenciando alguns setores da vida. No entanto, para alcançar a realização pessoal e felicidade plena, é preciso cuidar bem de todos eles.
A Roda da Vida é capaz de ajudar o indivíduo a visualizar, de maneira gráfica e organizada, quais são as áreas de sua vida que precisam de mais atenção. À partir disso, fica mais fácil entender o que deverá ser trabalhado.
Auto avaliar-se a partir desse instrumento é muito fácil. Basta seguir os passos:
- Desenhar ou obter um modelo impresso da roda da vida;
- Adicionar as categorias desejadas caso elas não estejam no modelo;
- Preencher as pontuações, trabalhando com valores percentuais;
- Refletir sobre o resultado final, identificando quais áreas precisam de maior atenção;
- Eleger uma ou no máximo duas áreaa principais, chamadas de alavanca. Ela será o principal foco das ações seguintes.
Para facilitar o preenchimento, é interessante dividir cada seção do círculo em 10 partes. Você então poderá atribuir um valor de 0 a 10 ao seu nível de satisfação com aquela área, facilitando o preenchimento.
Por exemplo, se o nível de satisfação com os recursos financeiros for de 50%, ele deverá preencher 5 partes daquela área no círculo, ou até a metade.
O resultado é uma forte representação visual de como está a vida do cliente em diferentes aspectos, segundo a sua própria avaliação.
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